Place Branding Circuito Serra do Curral

PLACE BRANDING | CIRCUITO SERRA DO CURRAL

No limite leste de Belo Horizonte, a Serra do Curral resiste. Uma mistura de Mata Atlântica e Cerrado, pela qual já passou de tudo: dos primeiros viajantes das Minas Gerais, às mineradoras que abriram buracos enormes nas suas encostas. Aos seus pés, o bairro Mangabeiras, conhecido por suas exuberantes mansões e belíssima flora. No meio disso tudo, um circuito esquecido: parques, praças e mirante. 

O Circuito da Serra do Curral vem resgatar essa tão querida moldura da cidade. O Parque da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras, o Mirante das Mangabeiras e a Praça do Papa. Um verdadeiro convite à contemplação de Belo Horizonte em sua essência, a retomada do contato com a natureza e a certeza da vista mais incrível de toda a cidade. 

A construção da marca partiu de uma observação do território de Belo Horizonte visto de cima. Mais especificamente, escolhemos delimitar os pontos turísticos que são abraçados pela Serra do Curral: Praça do Papa, Parque das Mangabeiras, Parque da Serra do Curral. 

A Lagoa Azul, fazendo um recorte mais de perto, é, evidentemente, uma força dominante. Tem um quê místico, de mistério, daquilo que existe há anos atrás, mas ninguém conhece muito bem. Um contorno de memórias, de encontros, de mitos. 
Vista de cima, suas linhas são marcantes, contam uma história do nosso solo ferruginoso e a relação com a mineração, 
que se dá em cavas. 

Seu contorno também tem conexão com o ser humano. As linhas formando um caracol são como uma impressão digital, 
sua identidade e expressividade. É parte do que o torna a Serra do Curral única. 

A marca traz, portanto, essas linhas fluídas e orgânicas, dando a ideia de movimento. Daquilo que circula. 
Daquilo que é circuito. 

De cima, para baixo e para dentro. Aos poucos fomos mergulhando no território e vivenciando suas trilhas cheias de cores da 
natureza e caminhos sinuosos. Não mais visto de cima, a experimentação no caminho inspirou a escolha da tipografia. Os dois “RR” do “Curral” são inclinados para reforçar essa imperfeição que tem a natureza. Não por acaso, a tipografia da palavra circuito parece escrita à mão e sua forma lembra também a própria Serra. 

A paleta de cor é resultado do que foi apresentado aos nossos olhos ao vivenciar o circuito. O verde predomina. 
Acalma. Conecta.

A marca do circuito da Serra do Curral é um convite para redescobrir, revelar e viver esse conjunto de patrimônios de Belo Horizonte, que se unem para serem uma só família.
Obrigada, equipe! 
Ana Lu Conti, Caio Braga, Leticia Americano, Lucas Uroz, Roberta Magalhães e professor Gustavo Greco.
Place Branding Circuito Serra do Curral
Published:

Place Branding Circuito Serra do Curral

Projeto do MBA em Branding - Place Branding Circuito Serra do Curral

Published: